Aprenda A Ler E Interpretar Projetos De Forma Profissional

Aprenda A Ler E Interpretar Projetos De Forma Profissional

Baixe agora o E-book e aprenda a ler e interpretar projetos de forma profissional

Curso De Edificações Online

5 motivos para fazer o curso de projetista civil

Escolher a profissão que quer seguir para o resto da vida nunca é fácil, ainda mais se considerarmos a pressão vinda de todos os lados para que isso aconteça. De você mesmo, dos pais, da família e até da própria escola em si que acaba inscrevendo todos os alunos do terceiro ano para prestar o enem.

Mas se, para uns, é uma tarefa difícil, para outros, a escolha não é tão árdua como parece. Isso porque alguns sortudos já sabem o que vão fazer desde muito cedo.

Por exemplo, alguém que sonha em ser arquiteto normalmente já tem alguma vivência em desenhos, já sonha em construir seus próprios prédios a partir do nada.

Mas, querendo ou não – por mais que você tenha certeza do que quer -, sempre surgue aquela dúvida se isso é realmente aquilo que você quer fazer pelo resto da sua vida.

E para tirar essa dúvida que muitas pessoas recorrem a um curso antes de entrar na faculdade para terem certeza se é realmente aquilo que elas querem.

Nada melhor do que viver na prática aquilo que você quer fazer para ter certeza se é isso mesmo ou se será apenas um hobbie ao longo da vida.

Muita gente espera para ter certeza na faculdade, o que pode ser um erro, porque além de estar perdendo dinheiro e perdendo tempo para começar no curso que realmente gosta, muitas dessas pessoas acabam se vendo na obrigação de terminar o curso por uma questão própria ou por pressão dos pais.

É por isso que, para que todo mundo saia feliz nesta história, fazer um curso antes – se a pessoa tiver a oportunidade – pode ser de ótima ajuda.

Mas essa é apenas uma das vantagens de fazer o curso de projetista civil.

Claro que não podemos pensar apenas no que queremos, é preciso pensar também na questão financeira que, aliás, é um dos cinco motivos para fazer o curso de projetista civil.

1 – Atuando em várias áreas

Uma das coisas legais – e um dos cinco motivos – de fazer o curso de projetista civil é que o engenheiro civil pode atuar em diversas áreas.

Um projetista pode atuar em rodovias, saneamento, transportes, estruturas e fundações, geotecnia e solo, entre diversas outras áreas.

Ou seja, opção de área para você atuar é que não vai faltar.

Além das áreas comuns de atuação – as áreas que você vai aprender no curso ou numa faculdade – a engenharia também te dá a possibilidade de se especializar em uma ou mais áreas.

Por exemplo, você pode fazer uma especialização em manutenção do solo, preservação de recursos hídricos, a construção em si e até em sanitários. Tem para todas as vocações.

Outra área que vem ganhando bastante espaço nos últimos anos é a construção sustentável, se você se interessa pela área, pode ser um especialização legal de se fazer, sem contar que, a cada dia mais empresas procuram por este tipo de construção por motivos óbvios.

2 – Uma profissão essencial na sociedade

Se você mora numa grande metrópole como São Paulo com certeza já deve ter reparado que o que mais encontramos na paisagem dessa selva de pedra são prédios. E quem são os responsáveis por eles? Isso mesmo, os engenheiros.

Então podemos dizer, sem sombra de dúvidas, que a profissão de projetista civil é mais que essencial para a sociedade.

É o projetista civil que vai elaborar os projetos que podem evitar a crise hídrica, por exemplo.

É o engenheiro civil que será o responsável pela obra que fará com que a energia chegue na sua casa e na casa de outras milhares de pessoas.

Está vendo como a sua profissão é essencial para a sociedade?

E tudo isso mesmo com a crise econômica. Então, mesmo com a falta de emprego que afeta milhares de áreas, a sua continua aquecida, pois a engenharia civil é tão importante para a sociedade como consumo de comida é importante para a humanidade.

3 – Empreendedorismo

Sempre sonhou em construir suas próprias coisas, isso quer dizer, usar as próprias ideias sem ninguém meter o bedelho, isso quer dizer que você pode ter o feeling de empreendedor correndo nas suas veias. O empreendedorismo é outro dos motivos para fazer o curso de projetista civil.

Com a internet então, isso tem maior probabilidade de acontecer.

Quem sabe você não monta uma das primeiras empresas de engenharia civil voltada, exclusivamente, para a construção civil sustentável.

4 – Atuação no setor público ou privado

Além de poder atuar nas mais inimagináveis áreas, você ainda tem a possibilidade de atuar no setor público ou privado. Obviamente que a grande maioria das profissionais oferecem esse tipo de contrato empregatício, mas na sua profissão é algo muito maior.

Mais uma vez, o que você vê quando está andando pelas ruas de São Paulo? Prédios!

Prédios comerciais, residenciais, e todo tipo de prédio que pode existir. Isso não é a toa, o setor privado é um dos setores que mais contratam nessa área. A cada dia nos deparamos com novos prédios, e são essas empresas privadas responsáveis por eles.

Ou você pode atuar no setor privado. Provavelmente, você será uma dos responsáveis pelo funcionamento da sociedade.

Uma nova escola, uma nova hidrelétrica, uma obra de destribuição de água para lugares remotos. Você será o responsável por tudo isso.

5 – Altos salários

Como dissemos, não podemos pensar somente na questão do amor pela profissão, é preciso pensar também na questão financeira, e dinheiro não é problema no setor de projetista civil.

Sabia que independente do seu cargo você tem direito a uma base salarial de, no mínimo, seis salários mínimos. Hoje o salário mínimo está em torno de 937,00, é só fazer as contas.

Atuar nessa área é extremamente vantajoso, mas se você ainda tem suas dúvidas adquira o curso de edificações e desenho arquitetônico. Nele, além de ter uma ideia do que realmente o engenheiro civil faz, você aprende os serviços básicos do engenheiro a partir do zero.

Você poderá vivenciar a profissão desde os primórdios até as fases mais avançadas.

Inclusive, esse curso te ensina a como construir sua própria empreiteira – isso se você já tem a ideia de ser um empreendedor antes mesmo de começar a faculdade -.

Além disso, você também aprende sobre os desenhos arquitetônicos, como é o canteiro de obras, os processos construtivos e a segurança de trabalho – de extrema importância para você, para seus colegas de trabalho e para seus funcionários -, além de ter contato com autocad, ferramenta fundamental para um projetista.

Ao comprar o curso de projetista civil você poderá vivenciar toda essa experiência sem sair de casa. Desta forma, você se sentirá muito mais seguro na hora de escolher sua profissão.

curso de projetista civil

Gostou do Artigo?

Gostou do Artigo?

Se Inscreva na minha lista e receba dicas importantíssimas!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.